1ª Conferência Municipal das Cidades foi realizada com ampla participação popular em São Francisco do Pará.
São Francisco do Pará, 25 de junho de 2025 – Um marco histórico ocorreu no município com a realização da 1ª Conferência Municipal das Cidades, evento que aconteceu nesta terça-feira (25) e reuniu representantes do Poder Público Executivo e Legislativo, pela Secretaria Estadual das Cidades a sra. Arianny Carvalho de Abreu, o Ilustre Sr. Francisco Lázaro caldeira botelho, entidades da sociedade civil organizada e a população franciscana para debater o futuro urbano da cidade.
A conferência foi uma iniciativa do Prefeito Ronaldo Nobre através da convocatória Decreto número 058 de 10 de junho de 2025, para reafirmar o compromisso da sua gestão com a participação popular e o planejamento estratégico do município. O evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Administração por meio da Secretária Vânia Almeida, com uma ação integrada com as demais Secretarias Municipais, o que fortaleceu ainda mais a vigente atuação da gestão pública.
Durante a programação, temas fundamentais como habitação de interesse social, mobilidade urbana, sustentabilidade e ordenamento territorial, foram debatidos em grupos de trabalho com ampla contribuição da comunidade. O espaço democrático proporcionado pela conferência possibilitou que servidores públicos, representantes de sindicatos, associações de bairro, vereadores e cidadãos pudessem apresentar propostas e compartilhar experiências numa verdadeira construção coletiva.
O Prefeito Ronaldo Nobre destacou a importância do momento: “Hoje entramos para a história do nosso município com a realização da primeira conferência das cidades. Nosso objetivo é planejar um futuro melhor, ouvindo quem mais entende da nossa realidade: o povo franciscano”.
A Vice-prefeita Gisele Oliveira oportunamente ressaltou a relevância do evento: “Esse é um momento de união. Quando a gestão e a população caminham juntas, é possível transformar ideias em ações concretas”.
A 1ª Conferência das Cidades é um passo importante para que São Francisco do Pará avance em direção a uma gestão mais participativa, transparente, sobretudo comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. O evento encerrou com a elaboração de propostas que serão encaminhadas às instâncias estaduais e federais, garantindo assim que os anseios do município sejam inseridos nas decisões de maior alcance.




