SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE: Existem muitas dúvidas referentes à vacina e como vai ser a vida após a imunização. Trouxemos “perguntas e respostas” bem rápidas e diretas do Instituto Butantan, para vocês.

Após  tomar a vacina, há chances de eu transmitir o vírus?

Sim. Todas as vacinas de COVID-19 são desenhadas para proteger contra a doença e não contra a infecção, então mesmo vacinados são necessárias medidas preventivas para combater o vírus.

Posso parar de usar máscara depois de vacinado?

A princípio não, pois é necessário que as pessoas vacinadas continuem se protegendo para evitar se infectar e transmitir a outras pessoas. A vacina protege contra a infecção.

Após tomar a vacina, há chances de eu transmitir o vírus?

Quanto tempo vai demorar para eu estar protegido após tomar a vacina?

Cada organismo responde de uma forma, mas de maneira geral, por volta de duas semanas após a segunda dose. Mas é imprescindível esperar que boa parte da população já tenha sido imunizada, para voltar aos antigos hábitos.

Um novo tempo