OUTUBRO ROSA: Mês de prevenção ao câncer de mama.

O mês de outubro é um mês muito importante em relação aos cuidados da mulher sobre o câncer de mama.
Nesse sentido a Secretaria de Saúde de São Francisco do Pará realizou durante todo o mês uma série de atividades e ações nas unidades básicas de saúde de todo município no tocante aos cuidados que cada uma deve ter, como proceder para descobrir alguma anormalidade e como agir nesses casos.
E nós ainda reiteramos os principais sinais de alerta, fique atenta:
•A descoberta precoce é fundamental para o controle da doença e sucesso do tratamento.
•Em 90% dos casos ele se apresenta como um nódulo palpável na mama. Mas outros sintomas também indicam a presença da doença: mamilo invertido, secreção, caroço na axila, inchaço na mama, pele com aspecto enrugado, dor na mama ou no mamilo e irritação na pele.
Encontrou algo suspeito, o que devo fazer?
•Procure ajuda profissional. O SUS oferece atenção integral à prevenção e ao tratamento. Com diagnóstico precoce na atenção primária à saúde e mamografia.
Percebeu algum sintoma, o que faço agora?
•Se você perceber algum sintoma, ou anormalidade na mama procure um enfermeiro (a) na unidade de saúde mais próxima. Lá você receberá os devidos encaminhamentos e será direcionada para realização de exames na atenção especializada.

Prefeitura de São Francisco do Pará