Ainda na Campanha do Novembro Azul, agora vamos ficar atentos às informações sobre o câncer de próstata, do que se trata, como previnir, sinais e sintomas, métodos de prevenção, fatores de risco e onde buscar ajuda. Passe para o lado e fique informado.
É importante ficarmos atentos às informações e cuidar da saúde, segundo dados do Governo do Estado este é o câncer que ocupa o 2º lugar no número de mais morte no Pará.
Nesse sentido, a secretaria de saúde de nossa cidade continua com as campanhas de orientação e conscientização por todo o município durante esse mês de novembro, oferecendo os serviços necessários na luta contra o câncer de próstata, mas lembra que durante todos outros meses esses serviços também acontecem, procure um posto de saúde e informe-se.

O QUE É?

O Câncer de próstata é um tumor maligno, geralmente, de crescimento lento. No Pará, é o segundo tipo de câncer que mais mata. Só perde para o de estômago.

FATORES DE RISCO

• Hereditariedade: Homem com casos de câncer de próstata na família têm mais chance de ter a doença.
  • Idade: Acomete homens com mais de 65 anos.
  • Meio ambiete: Poluição do ar e radioatividade representam perigo.
  • Alimentação: Consuma verduras, cereais, carnes frescas, fibras e vitaminas e evite alimentos industrializados, defumados, gordurosos, enlatados, embutidos e fritos.
  • Estilo de vida: Evite o sedentarismo, alcoolismo e tabagismo.
SINAIS E SINTOMAS
  • Dificuldade de urinar
  • Jato de urina fraco e descontinuo
  • Sensação de bexiga cheia, mesmo tendo acabado de urinar.
  • Vontade de urinar com maior frequência, principalmente a noite.
  • Presença de sangue na urina ou no esperma
  • Dor ou ardência durante a micção.
  • Aos primeiros sinais e sintomas, procure o serviço de saúde.

Prefeitura Municipal de São Francisco do Pará

Secretaria Municipal de Saúde