FIQUE ALERTA! PERÍODO DE CHUVA  PODE AUMENTAR ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS.

CUIDADO COM COBRAS!

Durante o período de chuvas os animais  ficam desabrigados, eles vão procurar lugares quentes e secos, que acabam sendo as nossas casas, sapatos, botas, aquele cantinho onde tem muitas coisas guardadas.

CUIDADO COM ARANHAS!

• Cuidado em áreas alagadas, não se deve andar sem enxergar onde está pisando
  • Para os residentes de áreas com matas próximas, evite andar descalço ou de sandálias.
  • Em locais ou situações de risco de acidentes por animais peçonhentos, como matas, trilhas, áreas de lazer, áreas de acúmulo de lixo, serviços de jardinagem, atividades de limpeza, deslocamento de moveis, entre outros, utilize sempre equipamentos de proteção individual (EPI)

CUIDADO COM ESCORPIÕES!

• Cuidado com a limpeza são fundamentais para evitar acidentes com cobras, aranhas, escorpições e lagartas.
  • Antes de calçar sapatos e botas tenha cuidados, uma aranha ou pequena cobra pode esatr escondida lá dentro.
  • Antes de deitar numa rede é bom sacudir para ver se não tem nenhum animal escondido.
  • Evite encostar a cama ou berço na parede ou deixar colchas e lençóis tocando o chão, pois escorpiões e aranhas podem utilizá-los como apoio para subir.

• Se encontrar animais peçonhentos  em qualquer situação afaste-se com cuidado, evitar assustar ou tocar os animais, mesmo que pareçam mortos.
  • Caso aconteça um um acidente com um animal peçonhento é muito importante que a pessoa saiba como proceder.
  • Diferente do que se costuma ouvir, não se deve amarrar o local do ferimento, isto pode causar necrose e não evita a disseminação do veneno.
  • Fique atento: Em caso de ocorrência de acidentes, mantenha a calma; evite movimentos desnecessários;mantenha o membro  acometido mais elevado em relação ao restante do corpo; Lave o local da picada  apenas com água ou água e sabão; Dê bastante água a vitima para manter a hidratação; Procure um atendimento médico o quanto antes.

Um novo tempo